Será que vale a pena perdoar o ex que decidiu terminar para curtir a solteirice, mas depois se arrependeu?
Hoje vou falar sobre este assunto porque um rapaz me enviou uma mensagem no direct do Instagram e fez o seguinte questionamento: “como lidar com minha ex, que terminou comigo para curtir a liberdade, mas se arrependeu? Como perdoá-la?”
Um término nunca é fácil e sempre deixa marcas e mágoas, principalmente quando a motivação foi o desejo de aproveitar a vida de solteiro e conhecer novas pessoas. Sendo assim, cabe a você decidir se você é capaz de perdoá-lo ou não.
Mas como tomar essa decisão? É sobre isso que vamos falar agora.
Vale a pena perdoar o ex, se ele pode te proporcionar a relação ideal
Decidir se vale a pena perdoar o ex ou não, requer uma reflexão acerca do que você espera de um relacionamento. E quando eu digo isso, não é necessariamente um relacionamento com o seu ex, mas um relacionamento hipotético e ideal.
Eu, por exemplo, desejo uma relação que tenha, além de muito amor, cumplicidade, companheirismo, diálogo, felicidade e compreensão. Meu companheiro não tem que gostar de todas as mesmas coisas que eu, mas deve estar disposto a fazer certas coisas por mim, bem como respeitar minhas amizades e me dar um tempo para mim mesma.
O que você espera de um relacionamento amoroso? Quais são as características do relacionamento dos seus sonhos? O que é necessário para que seja saudável e duradouro? O que não pode faltar nele para que ambos os parceiros sejam felizes?
Além disso, escreva também o que você acha inaceitável, o que você não seria capaz de perdoar.
Então, quando você souber o que você espera de um relacionamento e o que você não aceitaria nele, pegue uma caneta e escreva cada detalhe em um papel. Mas por quê? Porque nossa cabeça é barulhenta e, para ter clareza, às vezes é necessário tirar alguns pensamentos e ideias de lá e colocá-los em um papel.
A partir do que você escreveu, faça a seguinte pergunta: meu ex pode me proporcionar o tipo de relacionamento que eu desejo ter? Ele se encaixa no meu padrão?
Se a reposta for sim para essas duas perguntas, provavelmente, vale a pena perdoá-lo.
Se vale a pena perdoar o ex, esqueça o que ele fez na solteirice
Tenho que te falar uma coisa que, provavelmente, você não vai gostar de ler: seu ex não te deve satisfação pelas coisas que ele fez enquanto estava solteiro – assim como você também não deve nada a ele.
O relacionamento acabou? Vida que segue.
Se por um acaso vocês resolverem reatar depois, nada do que foi feito durante a separação pode ser usado contra o outro. Como já dizia aquela música, solteiro não trai.
Portanto, para descobrir se vale a pena perdoar o ex, não leve em consideração o que ele fez quando vocês não estavam juntos. Mas como fazer isso?
Tenha em mente que, se você conhecesse e se apaixonasse por outra pessoa hoje, ela também teria um passado amoroso. E se você pode ignorar este passado dessa outra pessoa, por que não ignorar o do seu ex, se ele puder te proporcionar tudo aquilo que você espera de um relacionamento?
Então, analise tudo com calma e você vai perceber que, se você pode construir um futuro com o seu ex, o fato de ele ser capaz de te oferecer aquilo que você deseja é maior e mais importante do que o que ele fez quando estava solteiro.
Seja realista
Na hora de decidir se vale a pena perdoar o ex, é necessário que você seja realista.
Por que eu estou dizendo isso? Porque quem me fez a pergunta que virou o assunto deste artigo foi um homem. E qual a importância disso?
Na sociedade machista e patriarcal na qual vivemos, o homem “pegador” é aplaudido e incentivado, enquanto uma mulher que age dessa mesma forma é criticada, chamada de puta.
Nesse contexto, é muito comum que o homem queira aproveitar sua solteirice, mas achar difícil perdoar a ex que fez o mesmo.
Não sei o que o rapaz que me fez essa pergunta espera de um relacionamento. Se ele espera uma mulher sem passado amoroso e virginal, uma ex que curtiu a solteirice não vai atender aos padrões dele.
Mas se essa ex está disposta a ser companheira e fazê-lo feliz, então por que levar em consideração o que ela fez durante o período em que eles estavam separados?
Então seja realista e não estabeleça padrões que dificilmente poderão ser atendidos.
Quando você estiver pensando se vale a pena perdoar o ex, pense nisso levando em consideração não o passado, mas o futuro.
Conte conosco
O processo de reconquista é, muitas vezes, doloroso e complicado, no entanto, você não precisa passar por isso sozinho. Lembre-se de que nós do Reconquiste o Amor estamos a sua disposição.
Com nossos métodos bastante eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo, como você pode comprovar ao ler os comentários e agradecimentos deixados por elas em nossas publicações.
Junte-se aos mais de 207 mil inscritos em nosso canal no YouTube, e assista aos vídeos postados diariamente, os quais abordam desenvolvimento pessoal e reconquista.
E se você precisa de atendimento individual, conte com o Coaching Personalizado, no qual alguém de minha equipe altamente capacitada está à disposição para te ajudar a desenvolver estratégias para alavancar o seu desenvolvimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa.
Um abraço, nos vemos no próximo post!