Nesse artigo eu vou te ensinar a lidar com a rejeição e aprender a ouvir não, superar um “não” e entender que essa aceitação é muito importante para você não se desespere e controle suas emoções.
Para superar a rejeição e aprender a ouvir um não você precisa aceitá-lo.
Primeiramente você deve entender que, aceitar uma rejeição não fala necessariamente, de você e do seu valor. Não é porque uma pessoa não se identificou com você que você é o problema. Pessoas tem ideologias e gostos diferentes e nem tudo é sobre você, saiba lidar com a rejeição e ouvir não.
Desespero
Não se desespere por atitudes que não dependem só de você, saiba lidar com a rejeição, aprenda a ouvir não se você quer que sua vida vá para frente, o desespero só atrasa você das suas realizações e te faz ter atitudes nas quais pode se arrepender.
Impulso
É importante aprender a não agir por impulso, eu sei que quando ouvimos algo que não queremos ou que foge do nosso controle a vontade que temos é de reagir com quem nos feriu, mas você precisa saber lidar com a rejeição e ouvir não.
Controle emocional
Quando você tem domínio sob suas emoções e pensa nos seus atos antes de agir, você tende a ser uma pessoa menos arrependida. A partir do momento que tem controle sobre si, você evita repetir erros que te levarão a se arrepender no futuro.
Contato
Tenha calma. Não é forçando um contato, uma química que você vai conseguir com quem ela te aceite, ou que ela ache que foi errada em te rejeitar. Respeite tempo das pessoas e foque em você, na sua evolução e só assim você irá saber lidar com a rejeição e aprender ouvir um não.
Medo
O medo de não ser bom o suficiente em algo ou para alguém deve ser tratado, você precisa saber lidar com a rejeição e a ouvir não. Entender tudo o que fazemos temos que ter dedicação e não desistir na primeira dificuldade, seja persistente mas comece pelos seus sonhos.
Traumas
Entender o motivo de certos comportamentos e sentimentos em determinadas situações é o primeiro passo para que você consiga se libertar, os traumas que sofremos no decorrer da nossa vida tem influência direta quanto aos nossos medos, saber a lidar com a rejeição e aprender a ouvir não.
Culpa
Quando você se culpa por atitudes erradas de alguém com você, aceita o inaceitável e se prende a detalhes que não deveriam ser parâmetro de aceitação. Em relação a isso, você precisa trabalhar esse medo da solidão e parar de se contentar com migalhas, faz parte do processo para que você aprenda a lidar com uma rejeição e aprenda a ouvir não.
Insegurança
Não ter confiança em você mesmo ou em seus relacionamentos amorosos é um fator agravante pois se você não consegue se sentir seguro, tende a ter descontrole emocional fazendo com que você não saiba lidar com uma rejeição e aprenda a ouvir não.
Para aprender a ouvir um não e superar uma rejeição você deve trabalhar:
Sentimento de inferioridade
Se você se sente inferior e não sabe lidar com a rejeição, nem aprender a ouvir não, você sempre irá achar que o fato de uma pessoa não querer ter um relacionamento com você está ligada a sua falta de merecimento. Entenda que ninguém é obrigado a te aceitar, mas isso não significa que o problema esteja em você.
Superação
Supere seus medos e suas inseguranças, acima de tudo, aprenda a se amar e a não se culpar por coisas que não dependem de você. Olhe para a vida com responsabilidade por suas escolhas. Saiba ouvir não e a lidar com a rejeição.
Encerre os ciclos
Então, você me pergunta: “Dyuly, mas como eu posso encerrar esses ciclos em minha vida? Como vou saber lidar com a rejeição e ouvir não?” Pois bem, vou te explicar: primeiramente você precisa se aceitar, se perdoar e perdoar quem te fez mal.
Se aceite
Aceite que as coisas que aconteceram na sua vida e te marcaram de uma forma negativa não definem quem você é, nem forma que você deve enxergar o mundo. Enquanto você não aceitar seus traumas e tratá-los, você não vai conseguir se perdoar para avançar no processo.
Se perdoe
Se perdoe por guardar esses sentimentos dentro de você, por agir impulsionado a essas emoções que te conectam ao passado e fazem de você triste, manipulador, retraído, irado ou inseguro, esses sentimentos não pertencem a você, saiba lidar com a rejeição e ouvir não por mais doloroso que seja pois faz parte do seu processo de desenvolvimento.
Perdoe os carrascos
Ser abandonado e traído é doloroso, mesmo tendo entendimento para saber que esses sentimentos são autodestrutivos, temos dificuldade em liberar. Imagine só quando você ainda era uma criança indefesa e não sabia distinguir essas emoções o quanto saber lidar com a rejeição e ouvir um não.
Se reencontre
Após você se aceitar, se perdoar, perdoar quem te fez mal, você irá se reencontrar e encontrar principalmente sua paz interior, abandonando os sentimentos ruins que levavam você a não saber ouvir um não e lidar com a rejeição.
Quebra de repulsão
Você não precisa falar pra pessoa que te fez mal que você conseguiu perdoa-la, basta que sua consciência entenda isso, é o suficiente para que você se liberte de sentimentos ruins e saiba lidar com a rejeição e a ouvir não.
Reversão
Use suas emoções a seu favor, encha-se de sentimentos bons, e seja o protagonista da sua própria história. Passe a entender que situações negativas sempre vão existir na vida, mas que a forma que você as enfrenta é o que vai te levar aos resultados, saiba lidar com a rejeição e aprenda a ouvir não.
Motivo do não
Entenda o motivo das pessoas nem sempre agir como você espera, todos nós temos uma forma de encarar as situações que a vida impõem. O não nem sempre é ruim, frequentemente ele vem em forma de aprendizado e motivação para que você se torne uma pessoa melhor, saiba lidar com a rejeição e aprenda a ouvir não.
Desenvolvimento pessoal
Nesse sentido, quando você passa a saber lidar com a rejeição e a ouvir não, significa que você deixou de absorver as situações que são propostas para a sua vida e tende a ser filtro. Sobretudo, que passa a não se ofender tão facilmente com as atitudes de outras pessoas. Passamos a permitir somente aquilo que soma, que julgamos bom e que vale a pena.
Escolhas e gostos diferentes
Temos o livre arbítrio de escolher o que queremos, porém você deve respeitar as opiniões de outras pessoas. Suas opiniões não podem ser as únicas a serem consideradas e saber lidar com a rejeição e ouvir não é exatamente sobre entender isso.
Trabalhe sua autoestima
Seja autoconfiante em relação as suas emoções, tenha sua autoestima em dia e não se desmereça, tenha equilíbrio emocional, e saiba lidar com a rejeição e ouvir um não, principalmente, sem deixar que isso te deixe em dúvida do seu valor.
Seja racional
Então, não deixe que suas emoções tomem conta das suas atitudes e faça de você prisioneiro. Busque sempre ter o controle da sua vida, para que consiga conduzir da melhor maneira possível sem que ache que ouvir um não ou ter uma rejeição na vida defina sua vida e quem você é.
Saiba lidar com as feridas emocionais
Nesse sentido, vou falar para você agora sobre as feridas emocionais e quais sentimentos elas podem causar sem deixar que você saiba lidar com a rejeição ou com um não.
https://br.mundopsicologos.com/artigos/7-feridas-emocionais-da-infancia-que-duram-toda-a-vida
O abandono
Anteriormente, quando você é abandonado por alguém que confia, se torna solitário, causando dependência afetiva. Por vezes, passa por situações desagradáveis e inaceitáveis mas não consegue se desvincular daquilo por medo de abandono.
A rejeição
Na maioria das vezes, quando você passa rejeição dos pais ou pessoas queridas pode desencadear emoções na sua vida adulta, como desvalorização, você passa se autodepreciar, se tornando inseguro.
A humilhação
Situações nas quais fazem você se sente desconfortável ou humilhado, fazem que você se torne uma pessoa orgulhosa, com atitudes arrogantes. Então, além de destruir seus sonhos por ter muitos sentimentos ruins dentro de si, faz questão de destruir outras pessoas com palavras e atitudes ruins.
A injustiça
Quando na infância você se sente injustiçado por atitudes de outra pessoa, por exemplo, atribuírem a você uma culpa que não é sua. Isso passa a ser um gatilho para emoções como raiva ou indignação, podendo fazer com que você se torne alguém autoritário.
A traição
Por exemplo, promessas não cumpridas na infância fazem que você não confie em ninguém na vida adulta por medo de ser traído, como se sentiu na infância. Ou seja, você não tem controle das suas emoções ao ponto de querer controlar tudo e todos em sua volta.
Expectativa e ilusão
Nem sempre o que queremos é o que realmente vai acontecer, pois as atitudes de outras pessoas nem sempre corresponde ao que esperamos. Você mesmo se ilude quando passa a esperar demais de alguma pessoa e se frustra quando as atitudes de outrem não correspondem as suas expectativas.
Para superar as feridas emocionais e saber ouvir um não você vai precisar de:
Reequilíbrio emocional
Primeiramente, aprenda a se reestruturar e a canalizar suas emoções para que se torne uma pessoa com equilíbrio emocional. Afinal equilíbrio é tudo em nossas vidas, aprenda a ouvir não e lidar com a rejeição sem deixar que isso controle sua vida.
Selecione pessoas para a sua vida
Em seguida, saiba ser seletivo quanto as pessoas que entram em sua vida, e como elas podem influenciar na sua vida e nas suas emoções. Portanto, cerque- se de pessoas positivas e que querem te levantar e ver você bem e feliz, no entanto saiba lidar com aquelas que te dizem não e te rejeitam.
Seja sua própria força
Entenda que, é saindo da sua zona de conforto e tendo como única opção ser forte é que você vai saber a força que você tem e o quanto está preparado para um não e para uma possível rejeição.
Vida amorosa e a rejeição
Portanto, entenda que ser rejeitado por quem amamos é difícil, porém a pessoa te rejeitar não te torna incapaz ou que não mereça amor, pode significar apenas que ela tem pensamentos distintos dos seus e isso falar muito mais sobre ela, saiba ouvir um não.
Garanta sua vaga na formação que te ajuda a recuperar o amor-próprio: